Portugal

Aguiar-Branco acredita que Portugal não precisa de mais austeridade

José Pedro Aguiar-Branco Global Imagens

Em entrevista à TSF e ao DN, o titular da pasta da Defesa sublinhou o trabalho que tem sido feito a nível da despesa que desceu para níveis de 2007.

O ministro da Defesa acredita que não há motivos para mais austeridade em Portugal apesar da situação em que o país vive.

Em entrevista à TSF e ao DN, José Pedro Aguiar-Branco desdramatizou os dados sobre o défice orçamental que atingiu os 7,9 por cento nos primeiros três meses de 2012, longe da meta dos 4,5 por cento para este ano.

Por seu lado, assinalou a «dimunição da despesa em termos globais para níveis de 2007», o que para Aguiar-Branco significa que os portugueses sabem que os sacrifícios que estão a fazer estão a ter resultados.

«Coisa diferente é saber se a flutuação que tem a ver com o lado da receita e com o lado das medidas que tiveram de ser aplicadas a nível da austeridade já permitiram ou não uma certa retoma do crescimento económico que vá ser facilitador da diminuição do défice», explicou.

Aguiar-Branco considerou ainda que o PS e o seu líder António José Seguro têm feito oposição «em geral com grande sentido de responsabilidade» e «têm tido uma intervenção positiva».