Vida

Morreu desenhador automóvel Sergio Pininfarina

Pininfarina Reuters

Este desenhador italiano liderou durante anos o grupo que levava o seu nome e que se especializou na conceção e montagem de carros de desporto para as grandes marcas mundiais.

O desenhador automóvel italiano Sergio Pininfarina, criador do Ferrari Testarossa e de outros conhecidos modelos, morreu, esta terça-feira, aos 85 anos.

Durante muitos anos, este licenciado em engenharia industrial nascido em 1926 liderou o grupo industrial que levava o seu nome e que se especializou na conceção e montagem de carros de desporto e descapotáveis para as grandes marcas mundiais.

A empresa italiana tinha uma ligação quase umbilical com a Ferrari desenvolvida ao longo de décadas de colaboração e que fez com que a placa prateada da Pininfarina surgisse em diversos modelos da Ferrari.

Pininfarina tinha cedido a liderança operacional do grupo ao seu filho Andrea, em 2002, contudo, este faleceu em 2008 vítima de um acidente de viação.

A marca tinha deixado de trabalhar para a indústria automóvel em outubro por causa da crise, mas continua a desenvolver atividades de design, engenharia, ivestigação e desenvolvimento, sobretudo na área dos carros elétricos.

Redação