Economia

Ricardo Salgado acredita que Portugal vai aceder aos mercados internacionais de capital em 2013

O presidente da Comissão Executiva do Banco Espírito Santo (BES), Ricardo Salgado, manifestou-se convicto de que Portugal poderá ter novamente acesso aos mercados internacionais de capital em 2013, caso continue «o esforço que está a ser feito».

«Se continuarmos a trabalhar como estamos, acredito que poderemos ter acesso aos mercados internacionais de capitais em 2013», afirmou Ricardo Salgado, numa comunicação que apresentou em Ponta Delgada, nos Açores, sobre a situação financeira e monetária de Portugal.

O presidente do BES considerou que o facto de a Irlanda ter acedido hoje novamente ao mercado internacional de capitais é «uma boa notícia», recordando que este foi o primeiro país europeu a ter problemas a este nível.

Ricardo Salgado salientou ainda que Portugal conta com uma rede de segurança, que resulta da intervenção da 'troika' até 2014, pelo que estimou que «mal maior não deverá acontecer ao país do que aquele que já aconteceu».

«Sabe-se que a Europa concedeu facilidade maior à Itália e à Espanha e, depois do bom trabalho feito em Portugal, acredito que essa realidade também nos vai ser dada», afirmou Ricardo Salgado, que exortou ao otimismo dos portugueses em tempo de incertezas.

O presidente do BES esteve hoje em S. Miguel para participar na reunião anual da Comissão Executiva Itinerante, que reuniu vários quadros diretivos e colaboradores deste grupo económico.