Com esta ratificação, a Rússia colocou termo a 18 anos de difíceis negociações para entrar na OMC, depois de ter recebido "luz verde" para aderir em dezembro.
A câmara baixa do parlamento russo ratificou esta terça-feira o protocolo de adesão da Rússia à Organização Mundial de Comércio, colocando assim termo a 18 anos de difíceis negociações.
Com 238 votos a favor em 450 possíveis, todos do partido Rússia Unida, a Duma aprovou este texto que permite à Rússia ser a última grande potência mundial a entrar na OMC, isto depois deste país ter recebido "luz verde" para aderir em dezembro.
A oposição russa justificou o voto contra este texto por considerar que a adesão da Rússia a esta organização terá como resultado a falência de muitas empresas do país, que não conseguirão aguentar a concorrência estrangeira.
Cerca de 50 membros do Partido Comunista concentraram-se em frente à Duma antes do início dos trabalhos parlamentares para contestar esta decisão, tendo trazido cartazes com inscrições como «A entrada da Rússia é o caminho para o abismo» e «A OMC vai estrangular a Rússia».