Economia

Dívida: Portugal volta ao mercado hoje para emitir até dois mil milhões de euros

Portugal volta hoje ao mercado de dívida para tentar colocar entre os 1,75 e os 2 mil milhões de euros em dívida com maturidade a seis e doze meses.

De acordo o Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público (IGCP), Portugal pretende colocar até dois mil milhões de euros em duas linhas de Bilhetes do Tesouro, uma com maturidade em 18 de janeiro de 2013 e outra a 19 de julho de 2013, mas tentando arrecadar valores ligeiramente superiores à última operação.

No leilão realizado a 06 de junho, o IGCP conseguiu colocar um total de 1.500 milhões de euros de dívida com maturidades semelhantes.

A seis meses foram colocados 500 milhões de euros e a taxa de juro fixou-se nos 2,653 por cento, enquanto a 12 meses foram colocados mil milhões de euros com juros de 3,834 por cento.

O leilão ocorre no dia seguinte à Comissão Europeia e ao Fundo Monetário Internacional terem divulgado a quarta avaliação do programa de ajustamento económico e financeiro, que recomenda a atribuição de mais uma tranche do empréstimo de 78 mil milhões de euros.