Economia

Merkel otimista quanto ao futuro do projeto europeu

A chanceler alemã, Angela Merkel, mostrou-se hoje otimista quanto à solução da crise das dívidas soberanas na Europa, apesar dos problemas que ainda há para resolver, em entrevista ao canal de televisão do seu partido, a CDU.

«Não tenho a certeza de que o projeto europeu funcionará, para isso é preciso continuarmos a trabalhar nele, mas apesar de tudo estou otimista, acho que conseguiremos», disse a dirigente democrata cristã.

A crise europeia, na opinião de Merkel, não terminou, e para lhe pôr termo «são necessários mais esforços e reformas», acrescentou.

A chefe do governo alemão reiterou que a Alemanha «saiu mais forte do que entrou» da crise económica e financeira internacional que eclodiu em 2008.

«Agora, porém, constatamos que só podemos estar bem se os nossos parceiros europeus estiverem bem», alertou a chanceler.

Merkel disse ainda haver «sinais positivos» de que o parlamento alemão aprovará, na quinta-feira, o refinanciamento até 100 mil milhões de euros da banca espanhola, em sessão extraordinária.

«Cabe aos deputados decidir, mas os sinais que recebi são positivos», disse a líder conservadora após uma reunião, em Berlim, com a primeira-ministra da Tailândia, Yingluck Shinawatra, destinada, sobretudo, a incrementar as relações comerciais entre os dois países.