Economia

Setores hoteleiro e automóvel aplaudem faturação obrigatória

A Associação Nacional de Hotelaria e a Associação Nacional das Empresas de Comércio e Reparação Automóvel lembra que esta medida ajudará ao combate à economia paralela.

O presidente da Associação de Hotelaria de Portugal congratulou-se com a medida do Governo que prevê a faturação obrigatória a partir de janeiro.

Ouvido pela TSF, Miguel Júdice adiantou que para o setor esta medida é «extremamente interessante», porque vai fazer com que haja uma diminuição da concorrência desleal no setor do alojamento.

«Todas as medidas que venham limpar e acabar com o paralelo também no setor do alojamento para nós são extremamente interessantes e importantes, porque é isso que queremos que todos passam fatura», sublinhou.

Também o presidente da Associação Nacional das Empresas de Comércio e Reparação Automóvel também elogiou o efeito que esta medida vai ter no combate ao mercado paralelo.

António Chícharo, também em declarações à TSF, classificou esta medida de «quase excelente» e lembrou que esta leva a que as «pessoas peçam fatura para poderem depois em IRS ou noutro imposto qualquer descontarem esses valores».

Este dirigente da ANECRA lembrou que passar faturas é uma «prática corrente» nas oficinas credenciadas, se bem que admita que possa haver «outros atores desta situação que evitam passar fatura dado que o cliente final não precisa de fatura para nada».

Redação