Vida

Funcionário desvia milhões de euros de conservatória em Viseu

Um funcionário de uma conservatória de Viseu fez um desfalque superior a um milhão de euros. O Ministério da Justiça está a investigar os meandros do desvio que durou seis anos.

O desfalque foi detetado em finais de Junho durante uma conferência dos mapas das receitas que não estavam de acordo com o controlo contabilístico central, apurou a TSF junto de fonte do Ministério da Justiça.

A inspeção do Instituto dos Registos e Notariado foi chamada e detetou um desfalque superior a um milhão de euros que terá sido feito entre 2006 e 2012. Há suspeitas que mais funcionários estejam envolvidos, porque os registos bancários permitiram constatar que as contas bancárias foram movimentadas com recurso a três palavras chave.

Não se sabe se terão sido esses funcionários a efetuar as transferências ou se o principal suspeito apenas usou os acessos informáticos. Os inspetores determinaram de imediato o encerramento das duas contas bancárias da conservatória e terão alargado o âmbito da investigação porque descobriram falhas graves na forma como as receitas são controladas.