O distrito de Faro está hoje sob aviso amarelo, o segundo menos grave numa escala de quatro, devido às temperaturas elevadas, que se mantêm no fim-de-semana, com ventos até aos 60 km/hora, informa o Instituto de Meteorologia.
"Faro é o único distrito que se mantêm com aviso amarelo de tempo quente. Esta situação vai-se manter durante o fim-de-semana, no sábado e no domingo mantêm-se as temperaturas tanto as mínimas como as máximas", disse à agência Lusa a meteorologista Paula Leitão.
Segundo a mesma fonte, o vento também não vai sofrer grandes alterações, embora em alguns locais das terras altas possam ocorrer rajadas até aos 60 quilómetros hora (km/h), e no Algarve atingirá a zona do barlavento e do sotavento.
De acordo com a página de Internet do IM, o distrito de Faro está sob aviso amarelo desde a 01:00 de hoje até às 22:00 de domingo.
O Algarve está a ser particularmente afetado desde a tarde de quarta-feira pelo incêndio de Catraia, no concelho de Tavira, que mobiliza um total de 650 operacionais, apoiados por 160 veículos, no combate às chamas.
Também na região algarvia, o incêndio em Almada de Douro, concelho de Castro Marim, que foi hoje dominado pelos bombeiros às 06:54, concentrou as atenções das autoridades desde as 13:49 de quinta-feira.
O IM prevê para hoje em Portugal continental céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se temporariamente muito nublado no litoral a norte do cabo Raso até meio da manhã, e pequena descida de temperatura, em especial nas regiões do interior sul.
Prevê igualmente vento fraco a moderado de noroeste, soprando moderado a forte no litoral e nas terras altas, com rajadas da ordem de 60 km/h em especial durante a tarde, rodando temporariamente para sudoeste no sotavento algarvio durante a tarde.
Para hoje, em Lisboa, estão previstas temperaturas entre os 16º e os 28º, para o Porto, entre os 13º e 23º, e para Faro, entre os 24º e os 34º.