Jogos Olímpicos 2012

Londres2012: Chama Olímpica chegou a Londres para última etapa até aos Jogos

A antiga atleta Kelly Holmes Reuters

A chama olímpica chegou hoje de forma espetacular à Torre de Londres, ao ser descida de um helicóptero em rapel por um comando britânico para ser guardada na fortaleza onde estão também as jóias da coroa britânica.

Num evento muito encenado, aconteceu simbolicamente às 20:12 e a chama, que estava numa lanterna, acendeu uma tocha empunhada pela antiga atleta Kelly Holmes.

O mayor de Londres, Boris Johnson, entre outros dignatários, estavam presentes para saudar a chama, que passará a noite na fortaleza do século XI juntamente com as medalhas olímpicas.

A chegada à capital britânica representa a entrada na última etapa da viagem de oito mil milhas (12.874 quilómetros) iniciada a 18 de maio, em que a tocha foi transportada por mais de sete mil portadores distribuídos por 63 dias.

Na próxima semana, até à cerimónia de abertura na sexta-feira dia 27 de julho, mais 982 pessoas irão transportar a tocha, incluindo os portugueses Jorge Gonçalves e Melanie Oliveira.

Devido ao entusiasmo gerado até agora, que trouxe às ruas, estimam os organizadores, cerca de oito milhões de pessoas, os londrinos foram avisados para os riscos de congestionamento devido ao corte temporário do trânsito.

Por conseguinte, foram aconselhados, em vez de viajar propositadamente, a assistir à passagem da tocha perto de casa ou do trabalho.

Simbolicamente, a tocha atravessará os 33 diferentes municípios que compõem Londres, com passagem por Downing Street, residência oficial do primeiro-ministro, e pelo palácio de Buckingham, residência da rainha Isabel II.

Será transportada de bicicleta, de autocarro e, no último dia, de barco, estando até prevista uma volta London Eye, a roda gigante junto ao rio Tamisa.

Passará junto a monumentos como o Cutty Sark, a Catedral de São Paulo, o teatro de Shakespeare, os estúdios da BBC porque estão no sítio onde estava o estádio olímpico dos Jogos de Londres de 1908.

Na quinta-feira, ao final da tarde, a tocha será ainda recebida em Downing Street, residência oficial do primeiro-ministro, no palácio de Buckingham, residência da rainha Isabel II.

No dia 27 de julho, a chama será transportada numa barcaça real através do Tamisa até à Ponte da Torre de Londres, onde será guardada até à noite para o espetáculo da cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos.