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Carro do Ano 2013 em marcha

A 29ª edição do Troféu Carro do Ano está a dar os primeiros passos. Está definido o júri, agora é preciso encontrar os candidatos de onde sairá o sucessor do Peugeot 508.

A partir de agora, e até ao final do ano, 17 jornalistas, em representação de alguns dos mais importantes meios de comunicação social, vão percorrer milhares de quilómetros, ensaiando intensivamente os automóveis candidatos a Carro do Ano/Troféu Essilor Volante de Cristal.

A missão é clara - eleger um automóvel o mais adequado possível à actual situação do país e escolher as melhores propostas em cada segmento, de um mercado que vive dias de profunda crise.

Esta iniciativa, promovida pelas revistas Autosport e Volante, é o mais antigo prémio atribuído a um produto automóvel em Portugal. O troféu Carro do Ano vai já na 29ª edição, desde que o galardão foi atribuído ao Nissan Micra em 1984.

Quem sucede ao Peugeot 508

Mesmo nestes dias de crise, as marcas continuam a colocar no mercado novos produtos, cada vez mais eficientes e competitivos. A tarefa do Júri do Carro do Ano é encontrar a proposta mais equilibrada e adequada à realidade do nosso mercado.

Até Dezembro, os jurados vão submeter os candidatos a intensos testes de estrada em que serão avaliadas qualidades como o comportamento dinâmico, segurança, conforto, prestações, consumos, ou emissões. Em Janeiro de 2013, o Júri reúne numa primeira sessão para apurar os seis finalistas. Semanas mais tarde decorre a segunda sessão de votação que apura os vencedores das diversas classes do Carro do Ano e o sucessor do Peugeot 508.

Júri do Carro do Ano:

- A Bola

- AutoFoco

- AutoSport

- Diário de Notícias

- Exame

- Expresso

- Jornal i

- Jornal de Notícias

- O Jogo

- Público

- Rádio Renascença

- RDP/Antena 1

- SIC Notícias

- Sport TV

- TSF

- Visão

- Volante