O homem que ficou gravemente ferido esta madrugada após uma explosão num restaurante no Curral das Freiras, Câmara de Lobos, vai ser transferido para uma unidade de queimados no Porto, disse fonte do hospital do Funchal.
«Estamos a preparar a saída do doente para o aeroporto da Madeira, de onde será transportado, num avião militar, para o Hospital da Prelada, no Porto», disse à agência Lusa a diretora clínica do hospital dr. Nélio Mendonça, no Funchal.
Sidónia Nunes adiantou que a vítima, de 33 anos, «está estável», mas o «prognóstico é reservado», dado que apresenta «cerca de 70 por cento do corpo queimado».
O jovem, um dos proprietários do restaurante, localizado no centro do Curral das Freiras, ficou gravemente ferido na sequência de uma fuga de gás seguida de explosão e incêndio, informou o comandante dos bombeiros de Câmara de Lobos.
«Foi uma fuga de gás seguida de explosão quando o proprietário acendeu a luz. Depois da explosão, o edifício incendiou», explicou o comandante dos Bombeiros Voluntários de Câmara de Lobos, Sílvio Freitas, adiantando que dois dos três pisos do edifício «ficaram destruídos».
Sílvio Freitas adiantou que a vítima, que se encontrava temporariamente a viver no rés-do-chão do edifício, apresentava «grande percentagem do corpo queimada», tendo sido transportada para o hospital do Funchal.
O comandante dos bombeiros de Câmara de Lobos esclareceu que a explosão projetou material para duas casas nas imediações, uma das quais desabitada, que sofreram danos.
O alerta para o incêndio chegou aos Bombeiros Voluntários de Câmara de Lobos pelas 2h00, que fizeram deslocar ao local três viaturas e dez elementos.
As operações ficaram concluídas quatro horas depois, acrescentou Sílvio Freitas..