Mundo

Egipto: Palestinianos autorizados a entrar livremente no país

As autoridades do Egipto começaram hoje a permitir a entrada livre de palestinianos no seu território, terminando um bloqueio de cinco anos à Faixa de Gaza.

A decisão vai permitir que os palestinianos possam sair livremente de Gaza e aplica-se ainda àqueles que residem na Cisjordânia e em Jerusalém.

A Faixa de Gaza é controlada pelo Hamas, um ramo da Irmandada Muçulmana do novo presidente egípcio Mohammed Morsi.

O bloqueio tinha sido imposto depois do Hamas ter assumido o controlo de Gaza pela força em 2007 e acabou por impedir a saída da região da maioria dos palestinianos.

A nova medida foi aplicada na manhã de hoje pela primeira vez quando um grupo de sete palestinianos foi autorizado a entrar no Egipto sem formalidades de segurança e vistos, apesar de nenhum anúncio formal ter sido feito.