Portugal

Incêndios: Ministro Miguel Macedo ouvido terça-feira no Parlamento

O ministro da Administração Interna vai ser ouvido na próxima semana no Parlamento a propósito dos incêndios que afetaram as regiões da Madeira e do Algarve.

O deputado social-democrata, que preside à Comissão Parlamentar da Agricultura e Mar, Vasco Cunha, falava aos jornalistas no final de uma visita às instalações da Autoridade Nacional da Proteção Civil(ANPC), em Carnaxide.

«Tratou-se de uma visita que já estava prevista há muito tempo, mas onde tivemos oportunidade de conhecer alguns desenvolvimentos dos fogos florestais. Tomámos conhecimento de números e do envolvimento no terreno que serão desenvolvidas na próxima semana quando ouvirmos o ministro Miguel Macedo na nossa comissão», adiantou.

Contudo, Vasco Cunha sublinhou que após as explicações hoje prestadas durante a visita à ANPC, a comissão ficou com boa impressão relativamente ao dispositivo humano e material envolvido no combate aos incêndios da Madeira e do Algarve (Tavira).

«Aquilo que concluímos é que houve empenho de todo o efetivo e de toda a hierarquia para que todo este problema que esteve em Tavira pudesse ser resolvido o mais depressa possível e com o menor dano possível», sublinhou.

Questionado pelos jornalistas sobre o pedido do Ministério da Administração Interna à ANPC para que apresente um relatório pormenorizado sobre os incêndios florestais que ocorreram no Algarve, Vasco Cunha referiu que cada grupo parlamentar vai aguardar pelas conclusões para «tomar as decisões que bem entender».