Economia

Lucro da Jerónimo Martins cresce 5,6% no 1.º semestre

O lucro da Jerónimo Martins, dona do Pingo Doce, cresceu 5,6 por cento no primeiro semestre deste ano face ao mesmo período do ano passado, atingindo os 152 milhões de euros, anunciou hoje a empresa de distribuição.

comunicado divulgado na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a empresa refere que as vendas consolidadas cresceram 7,5 por cento, para 5,1 mil milhões de euros, enquanto o EBITDA (resultados antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) aumentou 5 por cento.

A melhoria dos resultados deveu-se ao facto de o negócio do grupo na Polónia, onde detém a empresa Biedronka, ter reforçado a liderança do retalho alimentar e ao aumento da quota de mercado do negócio em Portugal.

"Mesmo num contexto de desaceleração do crescimento económico, a força do modelo de negócio da Biedronka, na Polónia, e a sua clara posição de liderança no mercado justificam a minha confiança na capacidade da companhia para continuar a entregar uma sólida evolução de vendas e resultados", afirma no documento o presidente executivo da Jerónimo Martins, Pedro Soares dos Santos.

Portugal está "a entregar uma sólida evolução de vendas e

resultados", acrescentou o presidente executivo, adiantando que no segundo trimestre deste ano, foi feito "um importante investimento com o objetivo de reforçar a competitividade de longo prazo", sendo que "o crescimento de vendas e de quota de mercado já se está a verificar".

De acordo com a Jerónimo Martins, o grupo produziu um 'cash flow' de 44 milhões de euros, com uma subida de 18 por cento nas vendas da Biedronka.

A dívida líquida consolidada cifrou-se em 352 milhões de

euros, uma redução de 152 milhões de euros em relação ao mesmo período do ano anterior.