Um miúdo de 11 anos viajou terça-feira de avião entre Manchester (Reino Unido), e Roma (Itália) sozinho, sem bilhete e sem passaporte. Na semana em que arrancam os Jogos Olímpicos e com as autoridades britânicas em alerta máximo contra eventuais atos terroristas, este caso está a provocar algum embaraço.
O rapaz de 11 anos atravessou sozinho todos os postos de controlo do aeroporto de Manchester, sem passaporte, sem bilhete e sem cartão de embarque. Misturou-se com os passageiros, que circulavam no terminal, e nunca lhe foi pedida qualquer identificação.
O porta-voz do aeroporto de Manchester, Russel Craig, diz que o jovem Liam Corcoran dirigiu-se para o primeiro avião que encontrou e que se preparava para seguir viagem até à capital italiana.
Liam não levantou suspeitas ao pessoal do aeroporto, nem da companhia aérea ou à tripulação. Só em pleno voo alguns passageiros se aperceberam que viajava sozinho.
O rapaz não chegou a desembarcar em Roma e regressou a Manchester de seguida no mesmo avião.
A dois dias do começo oficial dos Jogos Olímpicos de Londres, o incidente está a causar preocupação. Em declarações à BBC, Russel Craig, o porta-voz do aeroporto de Manchester, considerou o assunto «muito sério» e anunciou que o caso está a ser investigado.
Russel Craig disse também que durante essa investigação várias pessoas vão ficar suspensas, ainda assim sublinhou que o rapaz não representou qualquer ameaça uma vez que passou por todo o processo de segurança, frisando por isso que a segurança dos passageiros nunca esteve em causa.
Para o secretário britânico dos transportes trata-se também de um incidente sério. Justine Greening assegura que o governo trata as falhas de segurança de forma «muito, muito séria», por isso todos os procedimentos vão ser revistos com a maior urgência possível.