É suposto ser um segredo bem guardado mas numa cerimónia com 10 mil voluntários não é fácil manter o secretismo. O realizador Danny Boyle também revelou alguns aspectos da cerimónia que se baseia na peça A Tempestade de William Shakespeare.
Danny Boyle inspirou-se na peça com 400 anos, mais concretamente no discurso do escravo Caliban. «Não tenhas medo; a ilha é cheia de ruídos».
[youtube:DipDfhY2FIo]
A frase inicial do discurso vai estar inscrita no sino de 27 toneladas, o maior da Europa, que dá início à cerimónia de 3 horas.
Para além dos 10 mil voluntários, a cerimónia de abertura vai contar com centenas de animais, num cenário que pretende recriar o ambiente rural da Grã-Bretanha. De acordo com a organização, nem uma chuva very british vai faltar.
Em três horas, o bucólico cenário vai transformar-se numa paisagem perfeitamente urbana, passado inclusivamente pela Revolução Industrial.
Com um orçamento a rondar os 35 milhões de euros, a abertura de Jogos Olímpicos vai contar com a participação de Sir Paul McCartney, os The Who e os Take That.
Harry Potter vai espalhar magia na cerimónia e o agente secreto 007 pode cair de páraquedas no estádio Olímpico.
Um dos maiores desafios do evento, no entanto, será manter todos os atletas que desfilam em movimento porque vão recriar um circuito que evoca a M25, a circular norte de Londres.
A cerimónia começa às 21h00.