A Associação Portuguesa de Escritores atribuiu o Grande Prémio de Literatura Biográfica a J. Rentes de Carvalho pelo seu livro "Tempo Contado". O prémio de cinco mil euros foi atribuído por unanimidade.
O Grande Prémio de Literatura Biográfica foi atribuído a J. Rentes de Carvalho pelo seu livro "Tempo Contado", que reúne o diário do escritor dos anos de 1995 e 1996.
O prémio de cinco mil euros da Associação Portuguesa de Escritores foi atribuído a este livro, originalmente publicado na Holanda, onde o escritor fixou residência em 1956.
Em declarações à TSF, o escritor de 82 anos revelou que este foi o segundo prémio que lhe foi atribuído na sua vida, depois de um galardão que recebeu quando frequentava a 4ª classe e que lhe rendeu 50 escudos.
«É interessante a importância, mas para mim importa muito mais o prémio. Nunca recebi nenhum e é muito carinhoso. É um momento bonito», resumiu o escritor, que tem vários livros publicados.
Entre os livros que publicou conta-se "Com os holandeses", uma visão crítica sobre a vida na Holanda, o que não impediu que J. Rentes de Carvalho chegasse com esta obra aos tops de livros no país.