O secretário de Estado Luís Marques Guedes confirmou que os concelhos de Tavira e S. Brás de Alportel, atingidos por estes incêndios, podem ultrapassar os limites de endividamento.
O Governo decidiu criar um fundo para acudir aos prejuízos causados pelos fogos no Algarve de há uma semana e que abrange habitações, fábricas e explorações agrícolas.
Em conferência de imprensa, o secretário de Estado Luís Marques Guedes confirmou que as «dotações financeiras serão fixadas assim que esteja concluído o processo de apuramento dos danos causados por estes incêndios».
O governante esclareceu que os apoios a conceder serão «fundamentados nos prejuízos efetivamente sofridos e na incapacidade dos sinistrados superarem a sua situação, em todo ou em parte».
Luís Marques Mendes explicou que ainda é prematuro falar em valores e lembrou que é preciso um diploma legal para enquadrar este fundo, o que deverá ser feito nas próximas duas semanas.
Este governante reconheceu também que os municípios de Tavira e S. Brás de Alportel, atingidos por estes incêndios, podem ultrapassar os limites de endividamento «líquido e de longo prazo» para as obras de reconstrução.