O português Pedro Martins foi hoje eliminado na primeira fase do torneio masculino de badminton dos Jogos Olímpicos Londres2012, após perder frente ao dinamarquês Peter Gade, quinto cabeça de série, por 2-0.
Numa partida que colocou frente a frente o jogador mais novo e o mais velho da competição, o algarvio, de 22 anos, foi derrotado por 2-0, pelos parciais de 21-14 e 21-8, mas leva na bagagem «uma aprendizagem muito grande».
«É com estes jogadores que aprendemos bastante. Faz-me falta isto, jogar com jogadores deste tipo, deste calibre. O meu `ranking" não me permite estar em torneios de alto nível, por isso foi um prazer jogar contra um dos meus ídolos. Aproveitei ao máximo este momento», afirmou Pedro Martins à agência Lusa.
Na Wembley Arena, o português, 57º do "ranking" mundial, teve pela frente o quinto cabeça de série da prova e antigo número um. Aos 35 anos, Peter Gade continua a ser o melhor jogador europeu do "ranking".
«Entrei motivado e acreditava que podia ganhar e, por isso, talvez o primeiro `set" tenha sido mais equilibrado. No segundo, ele mudou de tática e pôs mais pressão, fez valer a sua experiência», disse Martins, acrescentando que espera lutar por um «bom lugar» daqui a quatro anos, no Rio de Janeiro2016.
Antes do algarvio entrar em campo, Telma Santos derrotou Thilini Jayasinghe, do Sri Lanka, por 21-9 e 21-11, e deu o primeiro triunfo a Portugal na modalidade em Jogos.
Na terça-feira, a atleta de Peniche, de 28 anos e 73ª do "ranking", terá pela frente a jovem tailandesa Ratchanok Intanon, de apenas 17 anos, número 10 mundial, e vai tentar alcançar os oitavos de final da competição.
Os Jogos Olímpicos Londres2012 arrancaram na última sexta-feira e terminam a 12 de agosto.