Economia

Espanha: Défice público de cerca de 4% do PIB no fim de junho

Espanha dr

O défice do Estado espanhol era de cerca de 4% do Produto Interno Bruto (PIB) no final de junho, o que deixa Madrid no bom caminho para cumprir o seu objetivo global para 2012.

O governo central, que pretende limitar o défice público para os 4 por cento do PIB para o conjunto de 2012, registou um défice desta ordem «ou um pouco mais» no mês de junho, contra os 3,41 por cento em maio, afirmou hoje o ministro do Orçamento, Cristobal Montoro.

Excluindo as transferências de Madrid para as regiões administrativas em dificuldades, o défice foi de 2,5 por cento no final de junho, uma ligeira subida face a maio, mês em que este indicador atingiu os 2,38 por cento, acrescentou o governante.

Estas transferências são efetuadas todos os anos, mas desta vez o pagamento foi antecipado para ajudar as regiões que estavam com falta de liquidez.

A previsão do défice global de Espanha, que inclui os números dos 17 governos regionais, das municipalidades e do sistema de segurança social, é de 5,3 por cento do PIB este ano, depois de em 2011 ter chegado aos 8,9 por cento do PIB, o terceiro mais elevado da zona euro.

Redação