A circulação do metro do Porto na ponte Luís I vai estar condicionada entre segunda-feira e dia 31, sempre depois das 21h30, podendo existir necessidade de transbordo na estação de General Torres, em Gaia, foi hoje anunciado.
A medida deve-se à «intervenção de manutenção regular no tabuleiro superior» daquela travessia sobre o Douro, programada para agosto e para aquele período por se tratar «da época e do horário de menor procura na rede», refere um comunicado da empresa.
Assim, a partir de segunda-feira e até ao fim do mês, o metro desloca-se em ambos os sentidos numa «única via» da ponte, explicou à Lusa fonte da Metro do Porto.
É isso que poderá obrigar ao transbordo dos passageiros na estação de General Torres, porque «a partir daí para sul (em direção a Santo Ovídio) retoma-se a circulação normal», acrescenta a mesma fonte.
«Na ponte, apenas haverá metro numa das vias. A circulação nos dois sentidos será feita na mesma via. Quem vier de S. Bento ou do Hospital de S. João, no Porto, pode ter de mudar de metro em General Torres», esclarece a fonte da empresa ouvida pela Lusa.
Quem se deslocar em sentido contrário (em direção ao Porto) também poderá, «eventualmente, ter de mudar de metro em General Torres», refere a mesma fonte.
Esta será, no entanto, a única perturbação da circulação, já que, diz fonte da Metro, «a frequência de passagem noturna naquela zona, de dois minutos, mantêm-se».
Os trabalhos de manutenção no tabuleiro superior da ponte terminam no último dia de agosto. Em setembro, a circulação da Linha Amarela «retomará a total normalidade».