Portugal

PR insta BCE a comprar dívida de Portugal e Irlanda através do Facebook

Presidente da República, Cavaco Silva dr

Cavaco desafiou hoje, numa mensagem no Facebook, o BCE a comprar já dívida pública de Portugal e Irlanda e pede clarificação rápida dos mecanismos de apoio aos países em dificuldade.

«E porque não o BCE começar a aplicar já aos títulos da dívida pública da Irlanda e de Portugal a orientação anunciada pelo seu Presidente?», escreve Aníbal Cavaco Silva na sua página na rede social Facebook.

O Presidente faz referência a uma conferência que produziu em Itália há dez meses onde reclamava do BCE uma «intervenção ampla e previsível no mercado da dívida soberana dos países solventes que enfrentam problemas de liquidez e a disponibilidade para uma intervenção ilimitada no mercado secundário» e ainda que uma intervenção da instituição e do FEEF no mercado da dívida soberana esteja necessariamente associada a condicionalidades que garantam o cumprimento dos países às políticas orçamentais e estruturais adequadas.

«Congratulo-me com o facto de estes dois pontos estarem refletidos nas recentes declarações do Presidente do BCE. Faço votos para que não se continue a atrasar a passagem à prática daquilo que há muito é óbvio, clarificando os mecanismos de apoio aos países que enfrentam maiores dificuldades nos mercados e não dando mais espaço àqueles que apostam no desmembramento da Zona Euro», escreve.

A declaração do presidente segue-se às declarações de Mario Dragui, em que dizia no fim da reunião do conselho de governadores do BCE que o euro «é irreversível» e que «o conselho de governadores [do BCE] poderá aplicar mais medidas não convencionais para restaurar a transmissão de política monetária», algo a discutir nas próximas semanas, e que estas medidas poderão incluir uma nova vaga de compra de dívida pública.

Redação