Desporto

Portugal derrota Panamá por 2-0 em particular

Portugal vs Panamá GI

A seleção portuguesa venceu o Panamá, por 2-0, em jogo de preparação para o início da fase de qualificação para o Mundial2014 de futebol, disputado no Estádio Algarve.

O jovem ponta de lança Nelson Oliveira estreou-se a marcar com a equipa principal das "quinas", aos 30 minutos, e Cristiano Ronaldo estabeleceu o resultado final, aos 51, mantendo-se Portugal imbatível neste recinto do Sul do País (quatro vitórias e um empate).

Os eleitos de Paulo Bento, que aproveitou as lesões de Pepe e Bruno Alves e a altura de pré-época para experimentar seis opções diferentes face à última partida, começaram sem forçar o andamento, perante um adversário desconhecido, 49 lugares abaixo no "ranking" mundial da FIFA, "acantonado" no seu meio-campo.

Cristiano Ronaldo, Moutinho, Miguel Lopes e Nelson Oliveira foram tentando de longe, mas sem sucesso, apesar da mestria do médio do FC Porto a encontrar espaços para desmarcar colegas.

Nelson Oliveira, aos 29, rematou em jeito, forçando o guarda-redes contrário, Penedo, a defesa apertada, mas o atleta emprestado pelo Benfica ao Deportivo da Corunha "vingou-se" no minuto seguinte, ajeitando a bola à entrada da área, livrando-se de um adversário e, finalmente, "fuzilando" o ângulo superior esquerdo da baliza panamiana.

Numa fase de maior velocidade de Portugal, Penedo voltou a negar o golo dos anfitriões, bloqueando uma "bomba" de Nani, aos 39. Oliveira desperdiçou a oportunidade de "bisar", sobre o intervalo, após brilhante assistência de "trivela" de Ronaldo, atirando por cima quando tinha só o guardião à frente.

A segunda parte começou com a expulsão de Gabriel Gomez, devido a uma cotovelada sobre a face de um "elétrico" Moutinho, seguindo-se o segundo golo português a "matar" o já escasso interesse competitivo do encontro.

Aos 51 minutos, Meireles serviu Ronaldo, e o avançado do Real Madrid teve tempo para dominar a bola e "encher o pé", num potente remate rasteiro e colocado sem hipótese de defesa para Penedo.

A melhor ocasião de golo criada pelos centro-americanos aconteceu aos 68 minutos, quando Quintero aproveitou o balanceamento ofensivo e desconcentração lusos para "sentar" Ricardo Costa e fazer o suplente Beto brilhar, em defesa aparatosa.

Aos 70 minutos, Rolando, de cabeça, fez a bola andar por cima da linha de golo e, logo de seguida, Nani rematou ao poste, enquanto Ricardo Costa, também num cabeceamento, e Hugo Almeida, na recarga e depois noutra "cabeçada", também falharam as respetivas oportunidades de golo, que se sucediam ao ritmo alucinante das infindáveis substituições.

A "equipa das quinas" inicia a redescoberta do Brasil em setembro, visitando o Luxemburgo (07 de setembro) e recebendo ao Azerbaijão, em Braga (11 setembro), jogos do Grupo F da fase de qualificação europeia para o Mundial2014, do qual fazem ainda parte Rússia, Irlanda do Norte e Israel.