A Casa Branca e o Governo francês classificaram de «chocantes» e «inaceitáveis» as declarações do Presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, que disse que a existência de Israel é «um insulto a toda a Humanidade».
«Condenamos energicamente as últimas declarações chocantes e repreensíveis de altos responsáveis iranianos visando Israel», declarou o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos.
Tommy Vietor acrescentou em comunicado que «toda a comunidade internacional deverá condenar as intervenções odiosas» de dirigentes iranianos, ao mesmo tempo que criticou Teerão pelo seu apoio ao regime do Presidente sírio, Bashar al-Assad.
Por sua vez, o Ministério dos Negócios Estrangeiros francês considerou «excessivas» e «totalmente inaceitáveis» as declarações do Presidente do Irão.
«Tivemos conhecimento das novas provocações de Ahmadinejad. Condenamos firmemente essas declarações excessivas e totalmente inaceitáveis e reafirmamos que jamais deixaremos de admitir que o direito de Israel a viver em paz seja colocado em questão», indicou o porta-voz adjunto do MNE, Vincent Floreani.
O Presidente do Irão disse hoje que a existência de Israel é «um insulto a toda a Humanidade», num dos seus mais violentos ataques ao Estado hebreu, quando Israel discute um eventual ataque às instalações nucleares iranianas.
Dirigindo-se a crentes na Universidade de Teerão, depois de manifestações pró-palestinianas em todo o país assinalando o Dia de Jerusalém, Mahmud Ahmadinejad declarou que confrontar Israel é um esforço para «proteger a dignidade de todos os seres humanos».