O meteorologista Pedro Mata espera que o Gordon já seja novamente uma tempestade tropical quando passar entre as ilhas açorianas de São Miguel e Santa Maria na manhã de segunda-feira.
A tempestade tropical Gordon evoluiu para furacão de categoria 1, devendo chegar ao grupo oriental dos Açores às 0:00 de segunda-feira.
Em declarações à TSF, o meteorologista Pedro Mata explicou que este furacão se encontra agora a 100 quilómetros a oeste-sudoeste dos Açores e está a deslocar-se para nordeste a 30 km/h».
«Estamos à espera que esteja a sul do grupo central às 0:00 de domingo e deverá atravessar o grupo oriental, entre São Miguel e Santa Maria, durante a manhã de segunda-feira», acrescentou.
Porque este furacão irá passar por águas mais frias, Pedro Mata espera que este já seja novamente tempestade tropical quando atravessar as ilhas do grupo oriental dos Açores.
Este meteorologista indicou ainda que se espera vento forte para o grupo ocidental e central dos Açores por causa da tempestade Gordon, contudo, os ventos não deverão chegar aos 100 km/h.