Economia

Telemóvel pode ser alternativa a pagamento com cartões

Telemóveis dr

Em 2013 já poderá estar a funcionar um novo meio de pagamento, alternativo aos cartões e usando o telemóvel, que está a ser preparado pelo sector da Restauração e Hotelaria.

Este novo sistema está ainda em fase embrionária, mas já tem nome "AHRESP Wallet".

O Diário Económico escreve que na semana passada a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal e a Portugal Telecom (PT) encontraram-se pela primeira vez para falar deste projeto que vai permitir pagar as compras por telemóvel.

O objetivo é reduzir os custos com as taxas dos cartões e efetivamente, apesar de o modelo de negócio ainda não estar definido, a AHRESP perspetiva um custo de utilização inferior às atuais taxas cobradas nos cartões multibanco e de crédito.

Por ano, adianta a associação, restaurantes e hotéis estão a pagar 85 milhões de euros em taxas. A alternativa que a AHRESP procura será algo semelhante ao que a PT já tem em funcionamento internamente.

A empresa tem projetos internos que permitem aos funcionários usar o telemóvel para pagar no bar e nas máquinas de venda automática, bastando para isso aproximar o telemóvel do terminal.