Economia

PS assinala fracasso do programa "Impulso Jovem"

PS assinala fracasso do programa "Impulso Jovem" dr

O PS desafia o Governo a impulsionar de outra forma o programa de combate ao desemprego jovem. Dados revelados hoje indicam que no 1ºmês foram criados menos de três empregos por dia.

No primeiro mês de aplicação do programa "Impulso Jovem" foram criados menos de três postos de trabalho por dia, mesmo havendo a possibilidade das empresas receberem de volta parcial ou totalmente a Taxa Social Única (TSU).

Perante estes dados, o PS assinala o fracasso do programa. O vice-presidente da bancada socialista, José Junqueiro, destacou na TSF que as iniciativas do Governo não estão a resultar.

«O Governo tem hoje consciência de que todas as iniciativas que tomou são um fracasso porque o desemprego subiu em todos os patamares, bateu recordes históricos, sobretudo entre os jovens», lembrou o socialista, acrescentando que «temos a noção clara que mais de cem mil [jovens] saíram para trabalhar no estrangeiro. Portanto era fundamental que para além dos programas fizessem o que é essencial: por a economia a funcionar».

Questionado sobre se o PS defende o fim do programa "Impulso Jovem", José Junqueiro respondeu que o PS «não defende o fim nem o principio de programa nenhum».

Em vez disso, acrescentou, o PS defende o «financiamento à economia e à internacionalização da economia, redução dos custos de energia e uma justiça fiscal equilibrada e equitativamente distribuída».

O vice-presidente da bancada socialista defendeu ainda que devem continuar «todos os programas que andem à procura do emprego», sublinhando porém que «não devem é ser programas para vender ilusões».