Vida

Breivik condenado a 21 anos de prisão

Anders Breivik Reuters

A justiça norueguesa declarou que Breivik é mentalmente são e condenou-o a 21 anos de prisão, pelos ataques que fizeram 77 mortos em Oslo e na ilha de Utoya.

O tribunal declarou que Breivik é mentalmente são e condenou-o a 21 anos de prisão, mas posteriormente a sua pena pode ser alargada por um prazo indeterminado, a cada cinco a dez anos, caso seja considerado que é um perigo para a sociedade.

Por unanimidade, os cinco juízes do tribunal de primeira instância de Oslo consideraram o extremista de direita, de 33 anos, criminalmente responsável, contrariando uma das avaliações psiquiátricas oficiais a que Breivik foi submetido no último ano.

Na primeira avaliação, realizada em novembro de 2011, os especialistas consideraram que o extremista era psicótico e inimputável.

Breivik, envergando um fato escuro, camisa branca e gravata cinzenta, fez à entrada da sala de audiências a saudação da extrema-direita, um gesto (braço direito com o punho fechado) que repetiu durante o julgamento. Na altura, foi explicado que a saudação representava «a força, a honra e o desafio aos tiranos marxistas na Europa».

Breivik ouviu com um sorriso nos lábios o veredito pronunciado pela juíza Wenche Elizabeth Artnzen.