David Blanco tem agora oito segundos de avanço na geral sobre Hugo Sabido, que liderava até aqui a Volta a Portugal em bicicleta.
O espanhol David Blanco (Efapel-Glassdrive) venceu a oitava etapa da Volta a Portugal em bicicleta, que terminou na Torre, e roubou a liderança da geral ao português Hugo Sabido (LA-Antarte).
O corredor espanhol, que já venceu a Volta a Portugal em quatro ocasiões, terminou a tirada de 154,9 quilómetros desta sexta-feira em 4:37.44 horas, menos 26 segundos que o seu companheiro de equipa Rui Sousa.
«O David Blanco sem a equipa não é nada. Corremos para ganhar e tudo correu bem. Foi pena no fim não poder esperar pelo Rui, porque ele merecia esta etapa, porque sabia que tinha de tirar o máximo de tempo possível», disse Blanco no final da tirada.
Com este triunfo, David Blanco amealhou oito segundos de avanço na classificação sobre Hugo Sabido, terceiro nesta tirada, a 41 segundos do vencedor da etapa.
Perante os oito segundos de atraso que tem na geral, Hugo Sabido lembrou que «atendendo ao que sempre nos foi apontado, é como se estivéssemos na frente».
O anterior camisola amarela da Volta elogiou os seus companheiros de equipa e lembrou que também Edgar Pinto, apesar de ter sido obrigado a desistir na etapa de quinta-feira, também esteve no seu pensamento nesta tirada.
«Dei tudo por tudo e defendi-me o melhor que pude. O David está de parabéns porque em primeiro para o contrarrelógio, mas acho que está tudo por decidir e, agora sim, sou candidato», concluiu.
Tudo deverá ficar decidido no contrarrelógio de sábado entre Pedrógão e Leiria, num total de 32,4 quilómetros, naquela que será a penúltima etapa da prova.