As autoridades venezuelanas confirmaram que ocorreu uma explosão na área das esferas de gás da Refinaria de Amuay, em Paraguaná, causando, pelo menos, sete mortos e 48 feridos.
«Pelas 01:11 horas (6:44 em Lisboa), produziu-se um evento, uma explosão numa zona da Refinaria de Amuay, especificamente na área das esferas de gás» propano, disse o ministro venezuelano de Energia e Petróleo, Rafael Ramírez.
Segundo aquele responsável houve «uma fuga de gás», cuja origem está por determinar e que «gerou uma nuvem, que depois explodiu e provocou incêndios em pelo menos dois tanques da refinaria e nas áreas circundantes».
«A onda explosiva foi de uma magnitude importante, de maneira tal que há danos apreciáveis em algumas estruturas e habitações que estavam em frente da refinaria, sobretudo no comando da Guarda Nacional (polícia militar) que presta serviço à refinaria», disse.
Rafael Ramirez explicou que «neste momento tanto o componente militar como a indústria (petrolífera) estão fazendo as atividades de verificação e inspeção, identificação de feridos para levá-los aos hospitais».
Segundo Rafael Ramírez há várias casas destruídas pela onda explosiva e devido ao danos provocados em habitações não será possível «dar nenhuma informação completa» sobre a quantidade de feridos, «até que terminem as tarefas de inspeção».