Outras modalidades

David Blanco a um passo da quinta vitória na Volta a Portugal

David Blanco festejando a manutenção da camisola amarela após a penúltima etapa da Volta a Portugal Global Imagens

Ao ser mais forte que Hugo Sabido no contrarrelógio deste sábado, David Blanco deverá somar no domingo a sua quinta vitória na Volta, ultrapassando assim a marca de Marco Chagas.

O espanhol David Blanco tornou-se no virtual vencedor da Volta a Portugal, ao terminar o contrarrelógio deste sábado, a penúltima tirada da prova, à frente de Hugo Sabido (LA-Antarte), que era o seu principal adversário.

Após a nona etapa da Volta, que ligou Pedrógão a Leiria, na distância de 32,6 quilómetros, o corredor da Efapel-Glassdrive foi quarto neste "crono", ampliando para 22 segundos a sua vantagem na classificação geral sobre Sabido.

Blanco precisa apenas de terminar a última tirada da competição no domingo para conseguir o seu quinto triunfo na Volta a Portugal, o que lhe permitirá ultrapassar o recorde de vitórias na sua posse e na de Marco Chagas.

O espanhol Alejandro Marque, da Carmim-Prio, acabou por ser o mais forte no "crono" deste sábado, ao cumprir o percurso em 38.15 minutos, menos 17 segundos que o sul-africano Reinhardt van Reinsburg (MTN Qhubaka).

Por seu lado, o campeão nacional de contrarrelógio, José Gonçalves, da Onda, foi terceiro nesta tirada, com 38.42 minutos, adiante de David Blanco, que fez 38.47 minutos, contra os 39.01 minutos de Sabido, 11º nesta etapa.

Redação