Desporto

Paralímpicos de Londres 2012 serão os mais televisivos de sempre

Mil milhões de pessoas em todo o mundo vão poder assistir às diversas modalidades dos Jogos Paralímpicos Londres 2012 através das transmissões de televisão internacionais. Foram vários os países que asseguraram os direitos de transmissão das paralimpíadas.

Os Paralímpicos de Londres 2012 vão ser os mais difundidos nas televisões internacionais. O Comité Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos (LOCOG) revelou que foram vários os países que adquiriram os direitos de transmissão dos jogos, negócios que vão permitir uma audiência recorde para estas olimpíadas, com mais de mil milhões de telespectadores a assistir às transmissões televisivas.

Foram concluídos negócios com os mercados americanos dos Estados Unidos da América, Canadá, América do Sul (incluindo a Venezuela) e América Central, assim como vários outros mercados na Nova Zelândia, Malásia, Singapura, Irlanda, Irão, Mongólia e Paquistão.

Os Jogos Paralímpicos de Pequim 2008 acumularam uma audiência mundial de 3.500 milhões de telespectadores, números que devem ser ultrapassados, até porque o LOCOG afirma que são ainda vários os países que estão a negociar os direitos de transmissão televisiva.

O presidente do Comité Paralímpico Internacional (IPC), Philip Craven, classificou estes jogos como «os mais espetaculares e importantes da história, tornando-se verdade o que foi dito pelo presidente chinês em 2006 quando afirmou que os Jogos Paralímpicos eram tão importantes como os Olímpicos».

Craven relembra que os chineses fizeram uma «cobertura mediática fantástica» das olimpíadas de há quatro anos mas revelou que, «agora o Chanel 4 elevou mais a fasquia, com novas abordagens».

O canal britânico tem em curso uma campanha intitulada «Vejam os super humanos», que retrata os desportistas paralímpicos britânicos e vai incluir na sua emissão 150 horas de transmissão das 20 modalidades dos Jogos Paralímpicos.

[youtube:kKTamH__xuQ9]

O site oficial do Comité Paralímpico Internacional irá transmitir, em direto, 780 horas de competição e, para isso, deixa na sua página da internet uma antevisão do que poderá assistir nestes 11 dias de competição paralímpica:

[youtube:C9VWge-Q_08]

Durante cada dia dos jogos, a página do IPC transmitirá quatro canais de cobertura ininterrupta de muitas modalidades, incluindo o boccia, com comentários em inglês.

Ao mesmo tempo e no desenrolar dos jogos, estarão disponíveis mais de 1000 horas de ação desportiva de diferentes âmbitos, incluindo provas individuais, partidas coletivas, descrições de carreiras desportivas, etc. Também estarão disponíveis boletins informativos.