A REN - Redes Energéticas Nacionais vai lançar uma emissão de dívida destinada a particulares com um juro de 6,25 por cento ao ano, com o objetivo de se financiar em 200 milhões de euros.
Segundo o prospeto deste empréstimo obrigacionista enviado hoje à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o valor de cada uma das 200 mil obrigações que serão emitidas será de 1.000 euros, pagando a empresa liderada por Rui Cartaxo uma Taxa Anual Nominal Bruta (TANB) de 6,25 por cento.
As obrigações têm um prazo de quatro anos, fazendo a REN o reembolso do capital investido a 21 de setembro de 2016. Quanto ao pagamento de juros, será semestral, a 21 de março e a 21 de setembro de cada ano.
A subscrição da dívida emitida pela REN vai decorrer entre 03 e 18 de setembro. A sessão de apuramento de resultados está marcada para 19 de setembro, numa sessão na Euronext Lisbon, em Lisboa.
Com esta emissão obrigacionista destinada ao retalho, a REN segue o exemplo de outras empresas que têm visto nestas operações uma fonte alternativa de financiamento, caso da Zon e da EDP.