Os ministros das Finanças do G7 apelaram aos países produtores de petróleo para que aumentem a produção para enfrentar «os riscos substanciais» que o elevado preço do barril de crude tem na economia mundial.
«Continuamos vigilantes quanto aos riscos que pesam na economia mundial (...). Encorajamos os países produtores de petróleo a aumentarem a sua produção para satisfazer a procura», afirmaram os ministros dos principais países industrializados, em comunicado comum hoje emitido.
Os ministros disseram ainda que estão preparados para libertar as reservas estratégicas de petróleo para evitar maiores flutuações do mercado.
«O aumento atual do preço do petróleo reflete as preocupações geopolíticas e alguns problemas no fornecimento», consideraram os ministros das Finanças do G7.
«Neste contexto e tendo em conta os riscos substanciais colocados pelos elevados preços do crude, estamos a acompanhar de perto a situação do mercado do petróleo muito», referem ainda.
O G7 saudou ainda o empenho da Arábia Saudita, que na cimeira do G20 em Los Cabos, no México, em junho, se comprometeu a mobilizar a capacidade de reposição quando necessário para garantir que a oferta é adequada à procura.