O sérvio Novak Djokovic, número dois da hierarquia mundial, iniciou na noite de terça-feira a defesa do título no US Open em ténis com um triunfo esmagador frente ao italiano Paolo Lorenzi (69º).
Novak Djokovic, de 25 anos, qualificou-se para a segunda ronda do torneio norte-americano com um triunfo categórico por 6-1, 6-0 e 6-1, em uma hora e 13 minutos, cedendo apenas dois jogos ao italiano.
«Espero que tenha mais jogos iguais a este ao longo do torneio. O meu jogo foi bom do início ao fim», disse Novak Djokovic, que vai defrontar na próxima ronda o brasileiro Rogério Dutra Silva (112º).
O tenista sérvio recordou a importância de passar pouco tempo no "court" e manifestou a vontade de ir longe no torneio, último Grand Slam da temporada e ainda por cima disputado na sua superfície favorita.
No sentido inverso ao apuramento fácil de Novak Djokovic está a eliminação do argentino Juan Monaco (10º) às mãos do espanhol Guillermo Garcia-Lopez (68º), que recuperou de uma desvantagem de 2-0.
Juan Monaco venceu os dois primeiros parciais por 6-3 e 6-1, mas Guillermo Garcia-Lopez não permitiu ao argentino fechar o jogo e depois de reduzir para 2-1, com um triunfo por 6-4, impôs-se duas vezes no "tie-break" por 7-6 (8-6) e 7-6 (7-3).
Jo-Wilfried Tsonga, quinto jogador mundial, passou facilmente o seu primeiro obstáculo, batendo o eslovaco Karol Beck (142º), tal como o checo Tomas Berdych, sexto da hierarquia, que superou o belga David Goffin (58.).
No setor feminino, a surpresa foi a eliminação da dinamarquesa Caroline Wozniacki, antiga numero um do mundo e atual oitava classificada, pela romena Irina-Camelia Begu (82ª), por um duplo 6-2.
Ainda a recuperar de uma lesão num joelho, Caroline Wozniacki, que era apontada como uma das candidatas a marcar presença na final, foi impotente para travar o jogo quase perfeito de Irina-Camelia Begu.
A norte-americana Serena Williams, quarta do "ranking", ultrapassou com facilidade a sua jovem compatriota Coco Vandeweghe (75ª), por um duplo 6-1, tal como a irmã Venus, que se impôs à também compatriota Bethanie Mattek-Sands, por 6-3 e 6-1.