Economia

Estudantes: Passes com descontos entre 25 e 60%

Passes sociais

Os novos passes para estudantes vão ter descontos que variam entre os 25 e os 60 por cento. O desconto máximo só vai beneficiar agregados que ganhem pouco mais de 600 euros.

Para que uma família tenha o desconto máximo, é preciso que ganhe pouco mais de 600 euros por mês, isto na soma dos rendimentos dos elementos trabalhadores do agregado.

Estas contas são feitas para uma família composta por um casal com dois filhos.

Supondo que um dos filhos tem menos de 18 anos, está no liceu, e o outro estuda na universidade e tem no máximo 23 anos, se os dois elementos do casal ganharem em média pouco mais de 300 euros mensais cada um, estarão abrangidos pelo 1º escalão do abono de família.

Nesse caso, tanto o filho que estuda no liceu como o que está na faculdade vão ter um desconto de 60% nos passes.

Se este casal ganhar um total de cerca de 1200 euros por mês, 600 cada um, o escalão do abono de família já é o segundo e o desconto já será apenas de 25 % nos passes dos filhos.

Por fim, se esta família estiver abrangida pelo escação social +, ou seja, ganhar no total menos do que 1258 euros brutos por mês, também terão direito a 25 % de desconto nos passes dos filhos.

Contactado pela TSF, o presidente da CONFAP - Confederação Nacional das Associações de Pais admitiu que ainda não leu, na totalidade, as novas regras para os passes de estudantes.

Ainda assim, Albino Almeida sublinhou que, segundo as suas estimativas, muitas famílias vão ter grandes dificuldades no novo ano letivo.