Economia

Exportações para a China cresceram 59,5%

As exportações portuguesas para a China subiram 59,5 por cento entre janeiro e julho deste ano para um total de 925 milhões de dólares (737 milhões de euros) face ao mesmo período de 2011, indicam dados oficiais hoje divulgados.

Para Portugal, o terceiro mais importante parceiro da China em termos de volume de trocas comerciais e no contexto dos países de expressão portuguesa, seguiram, até julho, mercadorias chinesas avaliadas em 1,4 mil milhões de dólares (1,1 mil milhões de euros), menos 13,5 por cento em relação ao período homólogo de 2011, segundo as estatísticas dos Serviços da Alfândega da China.

Entre janeiro e julho, o volume das trocas comerciais luso-chinesas atingiu 2,3 mil milhões de dólares (1,8 mil milhões de euros), refletindo um crescimento anual de 5,2 por cento.

No mesmo período, as trocas comerciais entre a China e os oito países de língua portuguesa aumentaram 20 por cento em termos anuais, alcançando 75,9 mil milhões de dólares (60,5 mil milhões de euros).

Os dados divulgados incluem São Tomé e Príncipe, apesar de o país manter ligações com Taiwan e não participar diretamente no Fórum Macau.

A China estabeleceu a Região Administrativa Especial de Macau como plataforma para o reforço da cooperação económica e comercial com os países de língua portuguesa no ano de 2003, altura em que estabeleceu o fórum que se reúne ao nível ministerial de três em três anos.