A deputada socialista no Parlamento Europeu acredita que o modelo de concessão da RTP poderá fazer com que esta influência aumente.
A eurodeputada Edite Estrela está preocupada com a influência do PSD na comunicação social que diz ser já «desmesurada» tanto ao nível da «propriedade de vários meios», como ao nível do «comentário político».
Após uma intervenção da Universidade de Verão do PS, a deputada socialista no parlamento Europeu considerou que com o modelo de concessão da RTP esta influência «ser reforçada» e admitiu mesmo que «pode ser essa a intenção».
Edite Estrela mostrou-se ainda totalmente contra o modelo de concessão da RTP1 a privados e de fecho da RTP2, um dos que está a ser estudado para o futuro da televisão pública.
Na sua intervenção nesta Universidade de Verão, Edite Estrela considerou que este modelo de concessão «põe em causa o serviço público de televisão e rádio, fazendo o contrário do que na Europa recomenda».
«Tudo leva a crer que esta opção leva que esta opção visa o reforço do cluster mediático laranja a nível nacional», adiantou a eurodeputada.