O Ministério Público considerou relevante o teor de duas conversas do líder do CDS-PP, Paulo Portas, em outubro de 2009, acerca do negócio dos submarinos.
O Diário de Notícias (DN) conta que nesses contactos de Paulo Portas quem estava do outro lado da linha era o ex-deputado do CDS, Pedro Brandão Rodrigues, que atualmente trabalhar na Portugal Telecom (PT).
Numa das chamadas, Portas recomenda-lhe que as conversas sobre o negócio dos submarinos sejam feitas apenas por telefone fixo. Noutro contacto, este por mensagem escrita, Paulo Portas aconselha o companheiro de partido a mudar o número de telemóvel.
As duas escutas foram consideradas relevantes pelo juiz Carlos Alexandre que as mandou transcrever.
O registo das conversas de Paulo Portas aconteceu quase no final das primeiras diligências do Ministério Público sobre o negócio dos submarinos, que terminariam no mês seguinte em novembro de 2009.