Vida

Turquia: Número de mortos em naufrágio sobe para 58

Autoridades procuram vítimas do naufrágio RT

Pelo menos 58 imigrantes ilegais, incluindo algumas crianças, morreram hoje no naufrágio de uma embarcação ao largo da costa oeste da Turquia, no Mar Egeu, segundo um novo balanço das autoridades turcas.

Um anterior balanço, também disponibilizado pelas entidades oficiais turcas, dava conta de 39 vítimas mortais.

«O número de vítimas aumentou para 58», indicou Ardahan Totuk, governador-adjunto da província de Izmir (oeste), citado pela agência noticiosa Anatolie.

Os corpos de 43 pessoas foram já resgatados e os mergulhadores já localizaram outros 15 corpos no porão da embarcação, segundo avançou o mesmo representante.

Em declarações proferidas hoje de manhã, o governador-adjunto referiu que 46 pessoas tinham sido resgatadas com vida, incluindo o capitão da embarcação e o seu assistente, dois cidadãos turcos, que estão sob custódia das autoridades.

Um representante local de Menderes, distrito onde ocorreu o naufrágio, referiu entretanto que a maior parte das vítimas era oriunda de países árabes.

De acordo com o canal privado CNN-Turk, a pequena embarcação pesqueira transportava 102 pessoas, sobretudo originários do Iraque e da Síria, país devastado por um conflito militar que está a provocar uma significativa movimentação de refugiados para países vizinhos, como é o caso da Turquia.

A embarcação terá atingido as rochas poucos minutos depois de ter passado pela pequena cidade turca de Ahmetbeyli.

De acordo com os primeiros testemunhos de alguns imigrantes o destino final da embarcação pesqueira seria o Reino Unido, acrescentou o canal de televisão.

A Turquia é uma rota importante de imigração clandestina da Ásia para a Europa.

Redação