Economia

Rajoy e Merkel defendem caminho de reformas e de consolidação económica

Mariano Rajoy e Angela Merkel RT

O presidente do Governo espanhol e a chanceler alemã defenderam o processo de reformas e consolidação fiscal iniciada pelos países europeus.

Mariano Rajoy e Angela Merkel reuniram-se hoje em Madrid durante cerca de 90 minutos antes de participarem numa conferência de imprensa conjunta no Palácio da Moncloa, onde hoje também encerram um encontro de empresários dos dois países.

Um encontro dominado pela agenda económica europeia num momento, disse Rajoy, em que se vivem «fortes tensões nos diferenciais que fazem com o risco da dívida não responda aos fundamentos económicos nem aos esforços fiscais e de reforma».

«Queremos dissipar qualquer dúvida sobre a continuidade do projeto da moeda única», disse Rajoy, defendendo que se «avance com determinação na união fiscal e bancária, aprofundando a união económica e política».

«Espanha e a Alemanha, faremos todo o necessário para dissipar as incertezas», afirmou.

Angela Merkel, por seu lado, defendeu o processo de consolidação das economias da zona euro, declarando-se «profundamente convencida de que o caminho empreendido é o correto».

«Tenho um grande respeito pelo que se está a fazer em Espanha, perante as reformas que está a levar a cabo», disse, afirmando que demorará algum tempo até que os efeitos das mudanças em curso «surtam efeito».

Rajoy disse ter explicado a Merkel as medidas aplicadas por Espanha «para cumprir os compromissos europeus» e para «regressar ao percurso do crescimento».