Economia

Euribor acentuam queda em todos os prazos

As Euribor continuavam a descer em todas as maturidades, com a taxa a seis meses, principal indexante do crédito à habitação, a cair 0,003 pontos percentuais para 0,515 por cento, apesar do BCE ter mantido a taxa diretora.

As taxas nos prazos mais longos acentuaram também a descida hoje, com a Euribor a 12 meses a deslizar 0,003 pontos para 0,773 por cento, enquanto nos nove meses recuava 0,005 pontos para 0,649 por cento.

A Euribor a três meses, que serve em Portugal de referência para o crédito às empresas, baixou por sua vez 0,001 pontos face à última sessão, fixando-se nos 0,265 por cento, de acordo com a fixação diária da Federação Europeia de Bancos.

As taxas Euribor estão a descer desde dezembro do ano passado, acompanhando a baixa taxa de juro diretora da zona euro, que está fixada nos 0,75 por cento.

O Banco Central Europeu (BCE) decidiu na quinta-feira manter a taxa diretora nos 0,5 por cento, contrariando as estimativas do mercado que, no entanto, continuam a acreditar numa eventuak baixa de 25 pontos base até ao final do ano.

Redação