Apesar de ter visto Alejandro Valverde ganhar-lhe alguns segundos na penúltima etapa da Volta a Espanha, Alberto Contador manteve mais de um minuto de avanço sobre o seu principal adversário.
O espanhol Alberto Contador (Saxo Bank) praticamente garantiu a vitória na Volta a Espanha ao manter a liderança da prova à entrada para a última etapa da prova, com 1.16 minutos de avanço sobre o seu principal adversário.
A 20ª e penúltima tirada da prova foi ganha pelo russo Dennis Menchov, (Katiusha), com Alejandro Valverde (Movistar), segundo da geral, a ganhar alguns segundos a Contador, mas sem colocar a liderança do corredor da Saxo Bank em risco.
Numa etapa que terminou no cume da Bola del Mundo, Alejandro Valverde foi décimo com mais 3.56 minutos que Menchov, ao passo que Alberto Contador chegou 19 segundos depois na 12ª posição.
O português Tiago Machado, da RadioShack, chegou à meta entre Valverde e Contador, na 11ª posição, com mais 4.08 minutos que o vencedor da etapa, o que permitiu subir ao 40º lugar da geral.
Por seu lado, André Cardoso (Caja Rural), o melhor português da Vuelta, 21º na classificação geral, foi 38º colocado na penúltima etapa da competição, que antecede uma tirada de 115 quilómetros com final em Madrid, marcada para domingo.