As receitas do Sporting nas competições europeias estão temporariamente congeldas.
O Sporting é um dos 23 clubes com as receitas da Liga Europa congeladas temporariamente, até que seja concluída a investigação da UEFA e divulgada a decisão final do comité de controlo financeiro, presidido pelo português Cunha Rodrigues.
O departamento de investigação do comité de controlo financeiro de clubes da UEFA anunciou que está a investigar um total de 23 emblemas, entre os quais o Sporting. Tudo porque existem dívidas importantes a outros clubes, aos funcionários e aos sistemas fiscais e de segurança social.
Além do Sporting, em Portugal, em Espanha estão sujeitos a sanções o Atlético Madrid, que venceu a Supertaça Europeia recentemente e a Liga Europa na época passada, bem como o Málaga onde atuam os portugueses Eliseu e Duda, e que vive problemas graves a nível fianceiro. Na Roménia foram alvo das mesmas medidas o Dínamo e o Rapid de Bucareste e ainda o Fenerbahce da Turquia.
A receitas das competições da UEFA vão estar congeladas até que a investigação desta entidade esteja terminada ou quando as dívidas forem saldadas. Os clubes em causa devem apresentar informação atualizada à UEFA até ao final deste mês.
O coordenador do Órgão de Gestão e Licenciamento da Federação Portuguesa de Futebol, Paulo Relógio, explicou à TSF que os clubes devem encontrar soluções para cumprir os pressupostos do "fair play" finaceiro, sob pena de sanções mais significativas. A exclusão das competições será a medida mais extrema a adoptar pela UEFA, mas apenas nas próximas épocas.