O ministro de Estado e das Finanças, Vítor Gaspar, vai reunir-se na quarta-feira com os deputados da maioria PSD/CDS-PP, às 10:30 horas, na Assembleia da República, disseram à Lusa fontes parlamentares.
Esta reunião vai anteceder o debate parlamentar de quarta-feira à tarde, com a presença de Vítor Gaspar, sobre finanças públicas, a execução orçamental, a quinta avaliação do Programa de Assistência Económica e Financeira a Portugal e a política de privatizações, agendado pela maioria.
Hoje à tarde, o ministro das Finanças vai apresentar as conclusões da quinta avaliação feita pela 'troika' ao Programa de Assistência Económica e Financeira, numa conferência de imprensa marcada para as 15:00 horas.
Vítor Gaspar falará aos jornalistas depois de na sexta-feira o primeiro-ministro ter anunciado ao país novas medidas de austeridade, como o aumento das contribuições dos trabalhadores para a Segurança Social de 11 para 18 por cento e a redução das contribuições das empresas de 23,75 para 18 por cento, a incluir no Orçamento do Estado para 2013.
Pedro Passos Coelho anunciou também que os funcionários públicos continuariam sem receber um dos subsídios, de Natal ou de férias, e os pensionistas sem os dois.
O primeiro-ministro afirmou que com estas novas medidas o Governo respondia à declaração de inconstitucionalidade pelo Tribunal Constitucional dos cortes dos subsídios de férias e de Natal dos trabalhadores do setor público e pensionistas.