A Reserva Federal dos EUA aprovou mais um programa de compra de ativos no mercado, anunciando que irá comprar todos os meses 40 mil milhões de dólares de obrigações.
Em comunicado, a Fed explicou que ficou aprovado com 11 votos a favor e um contra mais uma ronda do chamado 'quantitative easing', a terceira, na reunião de hoje do Comité Federal do Mercado Aberto.
As compras mensais de 40 mil milhões de dólares (cerca de 31,05 mil milhões de euros à taxa de câmbio atual) destas obrigações cujos ativos que as compõem são hipotecas imobiliárias irão começar esta sexta-feira.
A Reserva Federal irá manter ainda em funcionamento a chamada 'Operação Twist', que consiste na troca de obrigações de curto prazo por outras com prazos maiores, assim como o reinvestimento do capital e juros recebidos com as obrigações que já venceram e foram pagas ao banco central, adicionando assim mais 85 mil milhões de dólares (cerca de 67 mil milhões de euros) em ativos com maturidades longas ao seu balanço a cada mês.
Estas compras de ativos podem fazer crescer o balanço da Reserva Federal dos EUA em valores superiores ao Produto Interno Bruto de Portugal ao longo de um ano, por cada três meses de compra de ativos.
A Reserva Federal também estendeu o seu compromisso em manter as taxas de juro excecionalmente baixas - atualmente entre os 0 e os 0,25 por cento - desde o final de 2014 até pelo menos a meio de 2015.