Economia

Redução da TSU não muda nada no mercado dos alimentos, diz administrador

José Soares dos Santos, administrador da Jerónimo Martins, recordou que o mercado dos alimentos é altamente concorrencial e que a baixa da TSU nas empresas não vai alterar grande coisa, pelo menos por agora.

José Soares dos Santos, administrador da Jerónimo Martins, entende que a redução da Taxa Social Única para as empresas não vai mudar nada no imediato na estratégia do mercado dos alimentos de ajuste nos preços ao consumidor.

Questionado sobre o desafio feito pelo primeiro-ministro a Belmiro de Azevedo, patrão da Sonae, de baixar os preços por causa da redução da TSU para as empresas, José Soares dos Santos lembrou o lado concorrencial do mercado dos alimentos.

«Se há um mercado em Portugal em que existe concorrência é o mercado dos bens alimentares, portanto, os preços todos os dias são ajustados às necessidades dos consumidores e não é a TSU a mais ou a menos que vai alterar a política de preços ou a política de confiança que temos com os nossos consumidores», frisou.

José Soares dos Santos considerou ainda que o aumento da TSU para os trabalhadores será «algo duro porque se vai tirar aos orçamentos familiares já de si apertados».

Sobre redução da TSU para as empresas, este administrador da Jerónimo Martins lembrou que em muitos casos é difícil perceber a estratégia das empresas «em tempos pouco normais e pouco estudados».

«Pode-se investir na produtividade, motivação das pessoas, tecnologia e pesquisa. Não creio que seja uma solução milagre para este ano, mas é uma solução que a médio prazo pode produzir algum efeito nas empresas», concluiu.