Vida

Dois cruzeiros portugueses apresados em Marselha

Dois cruzeiros com pavilhão português estão apresados há vários dias no porto de Marselha, no sul de França, de acordo com uma ordem da justiça francesa.

A justiça francesa decretou a apreensão de dois navios da companhia portuguesa Classic International Cruises, que estavam parados no terminal de cruzeiros do porto marítimo de Marselha.

Um dos navios, o "MV Athena", foi fretado por uma companhia belga e deveria partir para um cruzeiro no mediterrâneo, mas acabou por não sair do porto francês.

As autoridades judiciais decidiram reter o navio em Marselha por falta de pagamento de faturas de combustível.

O outro navio, o "Princess Danae", também ficou retido desde sábado, não só por causa do combustível, mas porque está em falta com os pagamentos dos salários à tripulação.

Os passageiros já foram retirados dos navios, mas as tripulações permanecem a bordo. As autoridades do porto de Marselha aguardam um sinal da empresa proprietária dos cruzeiros para desbloquear a situação.

A 30 de agosto, o "Princess Danae" foi apresado no porto de Dublin por ordem de um tribunal superior irlandês, devido a uma alegada dívida, por falta de pagamento de combustível, avaliada em cerca de 120.000 euros.

A dívida terá sido contraída em abril passado com a companhia italiana Omega Bunker.