Portugal receberá a próxima tranche do empréstimo assim que obtenha nota positiva na quinta revisão da troika, garantiu o porta-voz da Comissão para os Assuntos Monetários e Económicos.
A Comissão Europeia garantiu que um eventual recuo do Governo em relação às alterações na TSU não condiciona o próximo cheque da ajuda da troika a Portugal.
O porta-voz da Comissão para os Assuntos Económicos e Monetários garantiu que Portugal receberá a próxima tranche do empréstimo internacional assim que obtenha nota positiva na quinta revisão da troika.
Em declarações à TSF, Simon O'Connor explicou que esta decisão será tomada pelos ministros das Finanças da Zona Euro e que se vão reunir em outubro, altura que terão conhecimento do relatório da troika.
«Nessa altura, haverá lugar para uma visão geral das diferentes políticas aplicadas pelas autoridades portuguesas. O desembolso será adotado nessa base. Não está ligado a nenhum elemento específico do acordo alcançado entre a troika e as autoridades portuguesas», avançou este responsável.
O porta-voz de Olli Rehn assegurou ainda que a próxima tranche nada tem a ver com as mexidas propostas pelo Governo em relação à TSU.